Ocupação Laerte

A 20ª edição da Ocupação no Itaú Cultural homenageia a obra da cartunista Laerte. Uma retrospectiva de 40 anos de produção que reúne cerca de 2 mil trabalhos de um dos nomes mais importantes dos quadrinhos brasileiros.

Desenvolvemos o livro que complementa a exposição. A publicação, além de ser um resumo do que é visto na Ocupação, conta ainda com texto curatorial de Rafael Coutinho, filho da artista, artigos da pesquisadora Maria Clara Carneiro e do jornalista André Conti analisando a obra de Laerte, e um texto da psicanalista Letícia Lanz falando sobre identidade, sexo e gênero.

 

Cliente

Itaú Cultural

Ano

2014

O que fizemos

Design
Projeto editorial

A sobrecapa que envolve a publicação se transforma num pôster dupla-face.

­­­­

A parte interna do livro traz um encarte que, ao ser aberto, mostra o ensaio intitulado ‘No armário do Laerte’, em que foi fotografada com suas bijuterias, sandálias e vestidos em um apartamento no Centro de São Paulo.

­­­­

A figura do Minotauro, monstro da mitologia que guarda um labirinto inescapável, inspirou a cenografia da mostra.

A ideia do labirinto também foi representada no projeto gráfico do livro, que propõe uma leitura não linear do conteúdo. Não existe numeração e a posição dos textos e fotos mudam a cada página, fazendo com que o leitor mude a orientação do livro a todo momento, como se estivesse percorrendo um labirinto.

“Nesse labirinto, que é a sua obra, existe uma criatura que ronda, tal como no mito do Minotauro. Inquietação ou angústia, um superego solto, uma entidade sem sexo, que acuada, ataca. Vive dentro do artista ou é parte dele. Exoesqueleto que o controla e o direciona. Pode ser o próprio Laerte, criatura entre nós. Ele, meu familiar pai, um monstro.”

Rafael Coutinho

Curador da exposição