Campanha Jornada Voluntária 2016 [ARQUIVO]

A Jornada Voluntária acontece todo ano em várias cidades brasileiras, com o objetivo de aumentar o interesse, a motivação e o engajamento dos voluntários no Comunidade Educativa – programa de voluntariado da Bunge Brasil – além de conquistar novos participantes para o projeto.

Com a parceria da Goldenberg, que realizou o planejamento estratégico, desenvolvemos o conceito criativo da campanha baseado na filosofia de que somos formados pelas pessoas e pelas experiências que nos cercam. É o Ubuntu na prática – sou o que sou pelo que nós somos – com os próprios voluntários assumindo o papel de protagonistas da campanha.

Como o evento aconteceu durante o ano inteiro, a campanha foi dividida em 5 etapas:

 

Cliente

Fundação Bunge

Ano

2016

O que fizemos

1. Somos todos personagens

A primeira fase da campanha, que foi lançada no Encontro Nacional de Voluntários da Bunge, foi marcada por palavras-chave que completam a frase “Para nós ser voluntário é uma história de…” e que ligam um voluntário ao outro, transmitindo a mensagem de que um sentimento pode unir várias pessoas.

2. Escrevemos nossas histórias

Mais do que falar sobre, queríamos conscientizar os colaboradores da Bunge sobre a importância do trabalho voluntário. Nesta etapa estimulamos, por meio de frases curtas para serem compartilhadas nas redes sociais, reflexões sobre o voluntariado e a troca de experiências que ele proporciona.

3. Toda pessoa tem uma história para contar

Para aumentar a sensação de pertencimento, a terceira fase da campanha divulgou histórias reais que marcaram os voluntários do programa Comunidade Educativa. Os materiais desenvolvidos trabalharam rostos posicionados um de frente para o outro, desenvolvendo a temática “Toda pessoa tem uma história para contar”, com palavras de fundo que refletem os objetivos do voluntariado: inspirar, compartilhar e incentivar.

Brinde – Dia do Voluntário

No Dia do Voluntário, os participantes foram presenteados com caderninhos de anotações. Na capa, letras vazadas formam um caça-palavras com os dizeres “Feliz Dia do Voluntário” já preenchidos. Destacando a primeira página o jogo continua e palavras relacionadas a diversas fases da campanha estão escondidas: inspirar, incentivar, compartilhar, aproximar e conectar.

4. Nossas histórias nos unem

Na quarta etapa, o objetivo era mostrar o poder da união das pessoas, tão ligado ao conceito criativo da campanha: sou o que sou pelo que nós somos. Unindo os rostos dos voluntários e usando palavras-chave como somos, aproximar e conectar, incentivamos os colaboradores da Bunge a se juntarem ao programa de voluntariado da empresa e a fazerem do mundo um lugar melhor.

5. Nossa história sem fim

Encerrando a campanha de 2016, reforçamos a mensagem de que o voluntariado é um trabalho baseado em princípios como solidariedade e empatia e que o ciclo de boas ações que ele gera não tem fim. Agradecemos a todos que participaram e deixamos um lembrete aos colaboradores da Bunge: a Jornada Voluntária volta em 2017.